Sua cidade costuma ter apagões? Esse é um problema comum no Brasil, onde, de repente, as luzes se apagam. Seja por segundos, horas ou dias, os apagões causam transtornos e afetam desde a rotina diária até grandes setores da economia.
Mas por que isso acontece? E, mais importante, é possível o sistema elétrico reduzir estes apagões?
É sobre isso que vamos falar aqui: as causas das quedas de energia e como a tecnologia do Simulador Digital em Tempo Real pode tornar o sistema elétrico mais seguro.
O que é apagão?
Apagão, também conhecido como blecaute é a interrupção total ou parcial da eletricidade, isso acontece devido a alguma falha na transmissão de energia, tal situação que deixa qualquer região do país sem luz.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) classifica as falhas no sistema elétrico em duas categorias principais: ocorrências e interrupções.
- Ocorrências: referem-se a eventos que afetam a operação normal do Sistema Interligado Nacional (SIN), exigindo investigações e medidas corretivas.
- Interrupções: são falhas que resultam na suspensão total ou parcial do fornecimento de energia elétrica aos consumidores, podendo variar em duração e frequência.
O que é racionamento?
O racionamento é a medida determinada pelo governo para a redução do consumo de energia elétrica de uma parcela ou da totalidade da população, a depender do problema registrado no sistema.
Ou seja, é a decisão de quando as autoridades compreendem que o fornecimento de energia não será suficiente para corresponder à demanda dos consumidores finais.
O que causa apagão de energia?
Os apagões podem ter várias causas, as mais comuns são:
- Sobrecarga no sistema: quando o consumo de energia é maior do que a rede suporta, ela pode entrar em colapso e desligar automaticamente para evitar danos maiores.
- Fatores climáticos: tempestades, ventos fortes e raios podem danificar redes elétricas e causar desligamentos.
- Falhas técnicas: problemas em subestações, transformadores ou linhas de transmissão podem interromper o fornecimento de energia.
- Manutenções e acidentes: obras na rede elétrica ou acidentes (como postes derrubados) também podem levar a quedas de energia.
Com uma infraestrutura tão complexa, mitigar e reduzir apagões é um grande desafio, e é aqui que a tecnologia do RTDS entra em cena.
Tecnologia RTDS
O RTDS, significa Simulador Digital em Tempo Real, é uma tecnologia que permite testar e simular condições da rede elétrica antes que problemas aconteçam.
Imagine um simulador de voo, que ajuda pilotos a treinar para diferentes situações antes de voar um avião de verdade. O RTDS faz algo parecido, inclusive para sistemas elétricos. Ele ajuda especialistas a prever falhas, testar soluções e fortalecer a rede elétrica contra sobrecargas e apagões.
Como o RTDS funciona?
- Executa modelos matemáticos da rede elétrica em tempo real, permitindo observar como o sistema reage a diferentes condições operacionais, como variações de carga, geração, distúrbios e falhas.
- Ele pode simular diversas falhas, como curtos-circuitos, sobretensões e oscilações de frequência, permitindo a validação de dispositivos de proteção (relés, disjuntores, etc.) e sistemas de controle.
- Com o RTDS, é possível testar novas soluções, estratégias de operação e tecnologias sem colocar em risco a rede elétrica real.
Assim sendo, com o RTDS, é possível melhorar a estabilidade da rede e reduzir drasticamente o risco de quedas de energia.
Como utilizar o RDTS?
Aqui no Itaipu Parquetec, contamos com a mais completa estrutura de RTDS da América Latina e uma equipe de especialistas que prestam serviços para os mais diversos clientes do setor elétrico.
Além disso, conduzimos simulações avançadas para testar redes elétricas, identificar falhas e desenvolver soluções que tornam o sistema elétrico mais seguro e eficiente.
- Infraestrutura completa para testes e simulações em tempo real.
- Pesquisa e desenvolvimento de novas soluções para redes elétricas.
- Parcerias com empresas e concessionárias de energia para inovação no setor.
Com mais de 10 anos de experiência em ensaios em tempo real, já atendemos grandes empresas, como Itaipu Binacional, Cemig, Chesf, Enel, Furnas, GE, Gemini, Hitachi-ABB, Sanepar, Schneider Electric, SEL e Siemens.
Se a sua concessionária de energia ou empresa com ativos de transmissão e distribuição busca uma rede elétrica mais protegida e confiável, o Itaipu Parquetec está pronto para ajudar. Entre em contato com o nosso Centro de Negócios: negocios@itaipuparquetec.org.br e/ou clique no botão abaixo: