O hidrogênio tem atraído atenção significativa de governos e pesquisadores, pois foi identificado como um vetor sustentável com grande potencial para contribuir com a transição energética e o processo de descarbonização.
Neste contexto, destaca-se o hidrogênio de baixo carbono, um produto de grande valor para as indústrias, por ser produzido a partir de fontes renováveis de energia, como a hidráulica, a eólica e a solar, que transformam a molécula de água, liberando hidrogênio e oxigênio como produtos, sem a emissão de gases de efeito estufa.
Entretanto, é importante destacar que o hidrogênio de baixo carbono não é considerado uma fonte primária de energia, mas sim um vetor de energia limpa e sustentável.
Leia também:
Hidrogênio verde: tudo o que você precisa saber sobre o assunto do momento
Itaipu Parquetec e hidrogênio de baixo carbono
O Itaipu Parquetec possui experiência técnica para atuar em pesquisa aplicada, projetos de desenvolvimento tecnológico nas áreas de descarbonização e sustentabilidade, campos nos quais tem atuado há mais de 12 anos.
Em 2011, o Parque passou a contar com a primeira plataforma tecnológica do país para a produção de hidrogênio, instalando uma estrutura de demonstração completa que utiliza a energia elétrica da Itaipu Binacional. Ao longo dos anos, essa estrutura tem se transformado em uma plataforma tecnológica avançada, resultado de uma parceria entre o Itaipu Parquetec, Itaipu Binacional e Eletrobras.
Atualmente, essa plataforma tecnológica abriga um conjunto de projetos de desenvolvimento para empresas do setor de energia e transporte. Além de possuir infraestrutura e equipamentos que possibilitam atuar em processos, testes e validação de tecnologias para a produção, armazenamento e a aplicação do hidrogênio de baixo carbono para indústria, energia, mobilidade, entre outros setores.
Um exemplo é o projeto recente, junto à Itaipu Binacional, que foca no desenvolvimento de tecnologias de armazenamento do hidrogênio no estado sólido (“em pó”) e a validação de soluções técnicas para o abastecimento de ônibus e caminhões. Outros exemplos são os projetos de geradores off-grid, a partir do hidrogênio, para a Eletrobras e a Celesc.
Assim, o Itaipu Parquetec se estabelece como referência no tema do hidrogênio sustentável e segue conquistando oportunidades nesse mercado por meio de plataformas tecnológicas e de capital intelectual.
Já avançado na temática, atualmente, além de trabalhar com pesquisa e desenvolvimento, oferece serviços técnicos especializados, treinamentos, consultorias, entre outras soluções que podem colaborar com a transição energética.
Projetos de sucesso
Nos últimos anos, o Parque tem estabelecido importantes parcerias para o desenvolvimento de soluções em hidrogênio verde. Entre elas:
- Um gerador de energia elétrica sustentável off-grid 100% a partir do hidrogênio verde com a Eletrobrás e participação do CEPEL;
- Um gerador de energia elétrica híbrido a partir do hidrogênio e baterias com a CELESC;
- O mapeamento do potencial energético, especialmente em hidrogênio, a partir de recursos energéticos distribuídos, com a Empresa de Pesquisa Energética;
- E o desenvolvimento do primeiro Programa de Inovação em Hidrogênio Verde no Brasil, juntamente com o CIBiogás e a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK Rio);
- Parcerias estratégicas com cooperativas agropecuárias para integrar o uso de hidrogênio verde no processo de produção agrícola;
- Projeto inovador de mobilidade sustentável, desenvolvendo estudos para o uso de ônibus e equipamentos operacionais a partir do hidrogênio verde, para o MME e GIZ.
1° Encontro Latino-Americano de Tecnologias de Hidrogênio (ELATH)
Transforme o futuro com a tecnologia do hidrogênio: participe do 1° Encontro Latino-Americano de Tecnologias de Hidrogênio (ELATH) e do 2° Simpósio Paranaense de Hidrogênio (SIMPHI).
Se você é um profissional, entusiasta ou estudante da área de hidrogênio, este é o momento ideal para explorar as múltiplas aplicações dessa tecnologia e entender o impacto em diferentes setores da indústria e sociedade.
Durante o evento, você terá acesso a diálogos aprofundados com especialistas e líderes desse setor. Além de aproveitar para focar em novas oportunidades que a tecnologia do hidrogênio vem proporcionando.
Sobre:
O ELATH e o SIMPHI são abertos para todos que desejam se aprofundar no setor de hidrogênio na América Latina. Então, se é de algum desses países: Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Peru, Colômbia, Bolívia, Chile ou qualquer outro da região, será muito bem-vindo(a).
Quando: 12, 13 e 14 de novembro de 2024
Local: Itaipu Parquetec – Foz do Iguaçu/PR
Saiba mais informações sobre inscrições e formas de pagamentos (aqui).