Como a gestão do conhecimento pode potencializar indicadores sociais, ambientais e de governança e o que isso significa na prática. Conheça, ainda, um case do PTI-BR no tema.
Por: Angela Barbara Tischner, analista educacional PTI-BR.
Aqui no blog, em textos anteriores, você já percebeu que há uma conexão de esforços de âmbito empresarial para gerar impacto positivo em práticas de governança corporativa; investidores e empresas estão empreendendo uma gestão voltada para o diagnóstico de critérios baseados em questões globais.
Vale lembrar que a gestão do conhecimento é fundamental para a perenidade de uma organização, pois inspira engajamento e compromisso com a história da empresa, considerando-se a relevância de se preservar o conhecimento cultural, social, técnico e histórico da empresa, de forma transparente e também compartilhada, por meio da sua relação com stakeholders, principalmente, colaboradores, clientes e comunidades do entorno. Quando realizada por meio de processos e tecnologias voltados para sistematização das informações, com metodologia estratégica, permite que grandes quantidades de informações sejam estruturadas, o que facilita o direcionamento do conhecimento dentro das organizações, em todos os níveis e setores (Oliveira, 2019).
A gestão do conhecimento corporativo também apoia a sistematização para informar e atualizar as partes, fomentar novas ideias, inovações e, com isso, aumentar a competitividade do negócio. Por isso, é um tema relevante quando o assunto trata do grau de maturidade das empresas. Ou seja, é uma estratégia aliada a metodologias que visam minimizar riscos e expandir oportunidades, ao promover a capilarização do conhecimento e contribui para melhorar indicadores, que servem de base para a realização de diagnósticos, mapeamentos e o planejamento de ações e programas corporativos, e que estejam vinculados ao grau de maturidade das empresas. Ao realizar a gestão do conhecimento, com base em indicadores sociais, ambientais e de governança, chegamos ao termo ESG (Envioronmental, social and governance).
A gestão de riscos de governança social e ambiental tem sido apresentada no ambiente empresarial de forma bastante acelerada no Brasil, nos últimos dois anos, não apenas como tendência de mercado, mas principalmente, como tendência de organização, planejamento, operacionalização e monitoramento. Isso pode ser contextualizado de acordo com os critérios de compliance, transparência, duo dilligence, capitalismo de stakeholders, entre outros; somados aos critérios de responsabilidade social, de forma ética e transparente, além de boas práticas de sustentabilidade ambiental. Para tanto, a gestão do conhecimento também apoia a organização desta demanda e provoca impactos positivos, quando se valoriza o compartilhamento transparente de informações e atualizações, entre todas as partes envolvidas.
Aqui no PTI – Brasil, temos por missão desenvolver ciência, tecnologia, inovação e negócios, resultando em riqueza e bem-estar à sociedade, e contamos com expertises na área da gestão do conhecimento, onde a sistematização de dados e informações tácitas, transforma conhecimento em indicadores de impacto e conteúdos atualizados para sensibilização e capacitação para os diferentes públicos (stakeholders). Nesse caminho, o conhecimento é disponibilizado a partir de metodologias de capacitação, mobilização e engajamento das partes, de forma presencial e a distância, em diferentes técnicas, de acordo com perfil. Geralmente, trata-se da gestão do conhecimento de processos que são executados, porém não documentados; criação de manuais técnicos onde tanto as pessoas do ambiente corporativo, quanto do ambiente externo da empresa podem ser beneficiados com o conhecimento didaticamente organizado; e organização de cursos e capacitações de forma geral, para diferentes públicos.
Escola Internacional para Sustentabilidade
Uma das parcerias do PTI – Brasil para a gestão do conhecimento, é com a usina hidrelétrica de Itaipu. Entre 2019 e 2022, profissionais do Parque desenvolveram um importante trabalho de resgate histórico dos mais de 40 anos de boas práticas sustentáveis da empresa, sistematizando dados, indicadores, informações, entrevistas, bibliografias, vídeos, entre outros materiais. Tal parceria pode ser apresentada como um case de abrangência sistêmica: a Escola Internacional para Sustentabilidade.
Neste caso, a gestão do conhecimento visa disponibilizar conhecimento, pedagogicamente sistematizado, para que diferentes públicos possam conhecer os conceitos e metodologias utilizadas pela Itaipu Binacional em sua gestão territorial sustentável, para que possam adaptar as boas práticas no contexto da sua área de influência e atuação na gestão integrada, em diferentes regiões e países, de acordo com indicadores das suas respectivas realidades.
O PTI-Brasil foi responsável pela estruturação da sistematização do conteúdo e design instrucional para promover capacitação, a partir da elaboração de metodologias, técnicas e recursos audiovisuais utilizados em processos de ensino-aprendizagem na modalidade Educação a Distância (EaD). A iniciativa educacional foi uma importante demanda de intercâmbio do conhecimento acumulado pela hidrelétrica, durante seus mais de 40 anos de trajetória, no desenvolvimento de boas práticas socioambientais no território de influência da usina.
A mensuração de indicadores sociais, ambientais e de governança para a gestão do conhecimento sobre a história de sustentabilidade da Itaipu também é auditada e apresentada nos cadernos de indicadores ou relatórios de sustentabilidade da Itaipu Binacional. Esta boa prática reforça indicadores ESG da holding Eletrobrás, melhorando seu desempenho na bolsa de valores.
Nesse sentido, observa-se a importância da gestão do conhecimento em diferentes vertentes do mundo empresarial, contribuindo para a mitigação de impactos negativos junto às partes interessadas, tanto em aspectos ambientais, de educação ambiental, quanto na governança corporativa e responsabilidade social, a partir do monitoramento e sistematização de indicadores chave no contexto da gestão ESG.
E, para garantir que todo o processo da gestão do conhecimento tenha resultados positivos, é importante considerar a forma como será comunicado às partes, seja por meio de relatórios, seja pelas mídias sociais, imprensa ou, ainda, pela comunicação corporativa.
Quer entender como a gestão do conhecimento pode agregar ao seu negócio? fale com um de nossos especialistas.