Segurança cibernética é o agrupamento de práticas, tecnologias e processos usados para proteger sistemas, redes, dispositivos e dados contra ataques digitais. O intuito é garantir a confidencialidade, integridade e disponibilidade das informações, prevenindo acessos não autorizados, fraudes, espionagem e outras ameaças cibernéticas que empresas e instituições podem enfrentar.
Leia também: Soluções de segurança cibernética para setores estratégicos
Uma vez que, com o avanço das tecnologias, empresas enfrentam um número crescente de ameaças cibernéticas, como ataques hackers, técnicas de engenharia social, malware, ransomware, phishing, espionagem digital e vazamento ou destruição de informações sensíveis.
Então, a segurança cibernética atua na prevenção, detecção e resposta a essas ameaças, utilizando tecnologias avançadas, políticas de proteção, monitoramento contínuo e treinamento de equipes para minimizar riscos e fortalecer a proteção digital.
E aqui, estão seis tipos de segurança cibernética para empresas e instituições. Confira!
Tipos de segurança cibernética
Segurança de rede:
Envolve a aplicação de tecnologias, processos e dispositivos para garantir a segurança das infraestruturas digitais das empresas. Com a crescente complexidade das redes organizacionais, surgem novas vulnerabilidades que podem comprometer aplicativos, dados, dispositivos e usuários. Soluções voltadas para a segurança de redes ajudam a mitigar riscos, corrigir falhas potenciais, manter a disponibilidade dos sistemas e assegurar a conformidade com normas e regulamentações.
Segurança para o usuário final:
O funcionário é a primeira defesa de empresas e instituições contra ataques digitais. Porém, é importante que ele entenda a grande relevância da segurança cibernética e os tipos de ameaças que pode enfrentar. Logo, as empresas precisam garantir que os seus funcionários sigam as práticas corretas e políticas de cibersegurança, principalmente por meio de cursos e treinamentos.
Segurança da informação:
A segurança da informação protege os dados contra acesso, exclusão, destruição, modificação ou uso indevido não autorizado. Diferente da segurança cibernética que protege meios de informação digital, incluindo computadores, dispositivos portáteis, nuvem e redes; a segurança da informação protege informação digitais e físicas.
Segurança de aplicativos:
É o processo de melhorar a segurança de aplicativos móveis e da web. Essa proteção de softwares contra ameaças e vulnerabilidades, acontece desde o desenvolvimento até a execução do app. Uma maneira para evitar invasões, roubo de dados e exploração de falhas. Até porque, tais estratégias como desenvolvimento seguro, testes contínuos e monitoramento ativo ajudam a fortalecer a proteção e minimizar riscos.
Segurança em recuperação de desastres:
É para garantir que empresas e instituições possam restabelecer rapidamente seus sistemas e dados após falhas, ataques cibernéticos ou incidentes inesperados. Essa abordagem envolve planejamento estratégico, backups regulares, redundância de sistemas e protocolos de resposta a emergências. Ao adotar medidas seguras, as empresas conseguem dar continuidade das operações mesmo diante de crises.
Segurança operacional:
A segurança operacional envolve a implementação de políticas, processos e práticas para proteger dados, sistemas e redes contra ameaças internas e externas. A segurança operacional incentiva empresas e instituições a analisarem sua infraestrutura e operações sob a perspectiva de um invasor, identificando vulnerabilidades antes que possam ser exploradas. Com estratégias como controle de acessos, monitoramento contínuo e resposta a incidentes, as empresas fortalecem a proteção de suas operações e garantem a integridade e disponibilidade das informações.
Itaipu Parquetec: capacitação para uma segurança cibernética eficiente
Como explicamos acima, os funcionários são as primeiras linhas de defesa das empresas e instituições contra qualquer ameaça virtual. Então, investir em treinamentos e capacitações em segurança cibernética é primordial para empresas que desejam proteger dados, evitar ataques cibernéticos e oferecer segurança em seus negócios.
A crescente sofisticação das ameaças digitais exige que profissionais estejam preparados para identificar riscos e adotar medidas preventivas. No Itaipu Parquetec, atuamos diretamente nessa frente, oferecendo treinamentos, seminários e eventos temáticos para capacitar equipes e fortalecer a segurança dentro das organizações.
Possuímos:
- Parceria com o Exército Brasileiro para ações técnicas, treinamentos e apoio à pesquisa e inovação na área de segurança cibernética;
- Uma infraestrutura composta por Security Operation Center – SOC em região trinacional, com acesso a diversos dispositivos e laboratórios próprios para ensaios, homologações e validação de sistemas em ambientes ciberfísicos;
- Atualização e capacitação constante de profissionais por intermédio da realização de cursos, participação em eventos e seminários;
- Promoção de encontros temáticos e apresentações nos temas segurança da informação e segurança cibernética.
Se você busca soluções, ficaremos felizes em apoiar na segurança da sua empresa. Entre em contato com nosso Centro de Negócios pelo e-mail negocios@itaipuparquetec.org.br ou pelo telefone +55 45 98822-6833.