Agora que já contextualizamos sobre agenda global ESG, vamos entender como uma gestão ESG voltada ao Agro pode trazer benefícios para o seu negócio.
Essas três letrinhas vêm pautando discussões, balizando investimentos e ditando algumas regras no mercado e não é por acaso. A partir da implementação de boas práticas ESG, é possível se adequar as demandas e oportunidades globais e, ainda, alcançar boas referências para o Agronegócio. Podendo, também, ajudar na retenção e satisfação dos colaboradores e no aumento de receita com redução de custos. Além das possibilidades de acesso à linhas de investimentos exclusivas para o tema e com taxas de juros bastante atrativas.
Sustentabilidade ambiental: demanda global exige adequações, mas também gera oportunidades
É preciso considerar que o Brasil é um fornecedor de alta relevância no comércio global de commodities. Portanto, os players do Agronegócio devem se atentar às movimentações legais de seus principais compradores. É justamente nesse cenário que as questões da sustentabilidade ambiental se tornam estratégicas e fundamentais.
Mais do que o cumprimento de legislações nacionais, é preciso voltar os olhos para as demandas internacionais de forma a entender o cenário atual e as mudanças que estão delineando os próximos passos do mercado. Desta forma, é possível observar as oportunidades para além dos desafios e realizar as adequações necessárias para evitar possíveis sanções, por exemplo.
Temas como desmatamento, segurança hídrica, eficiência energética, neutralização ou mitigação das emissões de gases de efeito estufa, para minimizar a problemática das mudanças do clima, pegada de carbono e gestão dos resíduos, estão no topo dos diálogos e na proposição de leis internacionais – algumas já em vigor, outras, com potencial de aprovação a curto prazo.
Existem inúmeras ações voltadas à proteção ambiental que podem reduzir os custos e aumentar a competitividade das cadeias produtivas do Agro.
Essas práticas podem englobar desde a adoção de metodologias e sistemas atualizados, passando pelo uso eficiente dos recursos, como água, solo, energia e insumos, até a adoção de tecnologias que vão subsidiar a tomada de decisão para uma produção mais eficiente e ambientalmente mais responsável. Tudo isso pode resultar em certificações que vão valorizar a marca, gerando valor agregado e posicionamento frente aos stakeholders.
Conheça as soluções tecnológicas do PTI-BR
Relacionamentos humanos e impacto social positivo
Uma empresa de Agronegócio precisa preocupar-se com a retenção e satisfação de seus colaboradores, já que eles são a base da sua cadeia produtiva.
Em resumo, a retenção e a satisfação dos colaboradores no Agro dependem de uma combinação de fatores, incluindo boas relações humanas, leis trabalhistas adequadas e ações que vão garantir a continuidade dos negócios e a manutenção da qualidade dos produtos e serviços.
Algumas medidas que podem ser implementadas para aumentar a retenção e satisfação dos colaboradores incluem:
- Oferecer oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional, como treinamentos e programas de capacitação;
- Prover um ambiente de trabalho seguro e saudável, preocupando-se com questões relacionadas à ergonomia e saúde dos funcionários;
- Garantir salários justos e condições de trabalho adequadas, incluindo benefícios e condições de trabalho flexíveis;
- Implementar políticas de igualdade de gênero e diversidade, valorizando e respeitando as diferenças entre os colaboradores;
- Criar um ambiente de trabalho positivo e acolhedor, promovendo o bem-estar e a satisfação dos colaboradores.
No cenário das cooperativas e associações, promover a valorização de cooperados e/ou associados e suas famílias.
Além disso, é preciso se envolver com a comunidade local, investir em projetos sociais e ser transparentes em suas ações. Abrindo canais de diálogos e integrando os diferentes atores do território.
Estratégias de governança na estrutura organizacional
As estratégias de governança ESG são essenciais para garantir que a empresa esteja em sintonia com as preocupações e expectativas de seus stakeholders em relação a questões ambientais, sociais e de governança. Algumas estratégias incluem:
- Inclusão da governança ESG nos objetivos estratégicos da organização;
- Responsabilidade da alta liderança;
- Criação de comitês ESG;
- Integração dos princípios ESG nos processos de tomada de decisão;
- Implementar políticas de igualdade de gênero e diversidade;
- Comunicação clara e transparente.
A implementação efetiva dessas estratégias pode ajudar a empresa a alcançar seus objetivos ESG, aprimorar sua reputação e atrair investimentos.
Quer saber como implementar essas boas práticas no seu negócio?
Fale com um nossos especialistas.
*Colaborou com esse conteúdo, Bruna Bechlin, analista de conteúdo PTI-BR